Simone Ramos

Avatar

Cuidados com a pele no frio

Acontece que as células da pele como que "encolhem" no frio, pois este prejudica a hidratação natural das mesmas.



O que é ?

Um estudo publicado no British Journal of Dermatology explica porque a pele fica ressecada no inverno.

Acontece que as células da pele como que "encolhem" no frio, pois este prejudica a hidratação natural das mesmas.

O clima frio e o ar seco fazem com que a camada mais externa de células da pele perca água parao meio ambiente, o que leva àquela textura seca e escamosa.

Aqui seguem minhas dicas pra você para evitar ou, ao menos, minimizar esses problemas:
Utilize um hidratante facial para o seu tipo de pele.
Proteja os lábios contra o frio.
Hidrate e esfolie as extremidades com produtos específicos.
Aplique o protetor solar todos os dias.
Evite banhos muito quentes e demorados.
Consuma alimentos que ajudam a proteger a pele, como as isoflavonas, presentes na soja, que ajudam a evitar o ressecamento por preservar o conteúdo de água e proporcionam mais elasticidade ao tecido cutâneo.
Tome pelo menos 2 litros de água por dia.


Como manter seus lábios hidratados

A pele que recobre os lábios é fina e delicada, ficando ainda mais sujeita às rachaduras provocadas pelo ressecamento durante os dias mais frios.

Por isso, recomenda-se utilizar um hidratante labial várias vezes ao dia, protegendo-os contra o frio, o vento e a baixa umidade relativa do ar.

Evite passar a língua nos lábios para tentar resolver o ressecamento deles, pois umedecer os lábios com a saliva pode até proporcionar alívio temporário, mas esse hábito tende a ressecá-los ainda mais. Vamos lembrar que a digestão se inicia na boca, portanto a saliva apresenta enzimas que são muito bem toleradas pela mucosa oral, mas nao pela epiderme labial!

Esse hábito de repetidamente molhar os lábios com saliva pode promover o aparecimento de eczemas orais e periorais.

Além disso, evite puxar as “pelezinhas” que se soltam dos lábios , pois isso pode causar sangramentos, fissuras e até infecção local.

Uma opção que ofereço para as minhas pacientes é o uso dos "boosters" de ácido hialurônico. Estes, quando injetados com técnica e quantidade adequada nos lábios, promovem uma hidratação de dentro pra fora, melhorando o aspecto da pele labial e proporcionando o efeito "glow".


Protetor solar no inverno é essencial?

Você sabia que devemos usar o protetor solar mesmo nas estações de frio?

O filtro solar tem sua importância na rotina diária, pois mesmo na estação mais fria do ano, há alta incidência de raios solares.

A maioria das pessoas relaciona a proteção solar a dias ensolarados de verão e acabam esquecendo que no inverno esse cuidado deve continuar.

Mesmo em dias frios e nublados , há incidência de raios UVA e UVB .

A radiação solar é responsável por muitos sinais na pele, como flacidez, envelhecimento precoce e também manchas, além de queimaduras e câncer da pele.

Portanto, não esqueça de proteger não só o rosto, mas também o corpo, em especial locais como mãos, colo e braços.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante aplicar o protetor solar diariamente.

Fique também atento ao Fator de Proteção Solar (FPS), que deve ser, no mínimo, 30. E, sim, ele ajuda a hidratação da pele, deixando-a mais macia


Hidratação

Hidrate e esfolie as extremidades com produtos específicos!

Mãos, cotovelos e joelhos são regiões do corpo com menor quantidade de glândulas sebáceas, o que faz com que a barreira cutânea nesses locais apresente uma quantidade menor de óleo, tornando-as naturalmente mais vulneráveis aos prejuízos causados pelo frio.

Portanto, os cuidados com a pele no inverno também incluem o uso de um hidratante corporal para evitar a perda excessiva de água para o meio ambiente.

Dica: uma esfoliação suave quinzenal, ou conforme as necessidades , realizada por um bom profissional, auxilia a remover as células mortas.

Outra dica valiosa! Evite banhos muito quentes e demorados!

or mais que seja tentador tomar um banho bem quentinho, deve-se dar preferência à água morna em vez da quente para evitar danos à camada protetora da pele. Além disso, é recomendável utilizar sabonete neutro e evitar o uso de esponjas e buchas ásperas.

Eu sei,você ja escutou isto umas mil vezes, mas um outro motivo para evitar banhos muito quentes é que eles podem causar a descamação do couro cabeludo.

A dermatite seborreia (caspa) é mais acentuada no inverno... mas este assunto fica pra outro post!


Banhos

Quem não pensa em se esquentar com um bom banho quente naqueles dias mais frios? MAS...

Evite banhos muito quentes e demorados!

Por mais que seja tentador tomar um banho bem quentinho, deve-se dar preferência à água morna em vez da água muuuuito quente, a fim de evitar danos à camada protetora da pele.

Além disso, é recomendável utilizar sabonete neutro e evitar o uso de esponjas e buchas muito ásperas, que agravam ainda mais esse efeito de ressecamento e descamação da pele, por "quebra" da barreira de proteção ( o famoso manto hidrolipídico).

E , ao sair do banho, HIDRATAÇÃO da pele toda com um bom produto é mandatória! Não dá pra abrir mão! Mesmo cansada, com preguiça... vale à pena!

Outro motivo para evitar banhos muito quentes é que eles podem ajudar a promover descamação do couro cabeludo.

A dermatite seborreia (caspa) é mais acentuada no inverno devido à maior velocidade do crescimento das células, e a água quente pode desequilibrar ainda mais a produção de sebo. Não se sabe tudo sobre as causas dela, mas prevenir é sempre melhor que remediar!


Footer With Address And Phones