Simone Ramos

Avatar

DHEA e Pele

O DHEA, dehidroepiandrosterona, é um hormônio esteróide natural que confere múltiplos benefícios à pele e ao organismo como um todo.



O que é ?

O DHEA, dehidroepiandrosterona, é um hormônio esteróide natural que confere múltiplos benefícios à pele e ao organismo como um todo.

Há mais de 3700 artigos científicos avaliando os efeitos do DHEA em muitas células e tecidos diferentes do corpo.

Com o envelhecimento, há alterações no equilíbrio hormonal, com os níveis de vários hormônios, dentre eles o DHEA, drasticamente reduzidos em comparação com os níveis juvenis.

Aos 80 anos, os níveis de DHEA caem 80% a 90% em comparação com o que eram durante a idade adulta jovem.

A importância disso fica clara depois de entender os papéis desempenhados pelo DHEA no apoio à fisiologia saudável em vários sistemas do corpo.

Estudos mostraram que níveis reduzidos de DHEA-S estão ligados à fisiopatologia subjacente a numerosos estados de doença associados à idade, incluindo declínio cognitivo, doença cardiovascular, perda óssea, câncer, depressão, disfunção sexual e vários distúrbios inflamatórios.

A restauração dos níveis de DHEA oferece uma oportunidade para atenuar as consequências da diminuição dos hormônios, pois como um precursor de andrógenos (hormônios masculinos) e de estrógenos (hormônios femininos), o DHEA desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio hormonal e vitalidade.

Ao contrário da administração direta de androgênios (terapia de reposição de testosterona) ou estrógenos (terapia de reposição de estrogênio), o aumento dos níveis de DHEA fornece um “reservatório” desse precursor hormonal que vários tecidos podem converter em andrógenos e estrogênios.

DHEA e pele
Demonstrou-se que o DHEA funciona como um agente antioxidante e anti-inflamatório na pele (Puizina-Ivic 2010; Chan 2013), e diminuições no DHEA têm sido associadas à atrofia da pele e aumento do envelhecimento da pele (El-Alfy 2010; Labrie 2010). O DHEA poderia exercer um efeito antienvelhecimento na pele através da estimulação da biossíntese de colágeno e melhor organização estrutural da derme.

Assim sendo, além de seu papel como precursor de hormônios, o DHEA também modula a inflamação, que é uma força motriz em muitas doenças.


Footer With Address And Phones