Simone Ramos

Avatar

Acne pos uso de Corticosteróides Sistêmicos

As erupções acneiformes são um grupo de doenças caracterizadas por pápulas e pústulas.



O que é ?

As erupções acneiformes são um grupo de doenças caracterizadas por pápulas e pústulas , mais conhecidas como "espinhas", e que sao muito semelhantes à acne vulgar. A lesão característica pode ser um nódulo, pápula, pustula ou um cisto.

Apresentam um início agudo e podem afetar qualquer faixa etária.

A principal diferença entre acne vulgar e erupções acneiformes é que a última não tem comedões, que sãoos famosos"cravos".

As erupções acneiformes podem ser causadas por :
medicamentos
anormalidades hormonais e metabólicas
reações medicamentosas
distúrbios genéticos
contato com produtos químicos
fricção e pressão.

A erupção acneiforme pode ser classificada em:
Acne induzida por drogas
Acne ocupacional
Acne química
Acne mecânica

Induzida por Drogas :
Esta erupção acneiforme pode ocorrer devido a CORTICOSTERÓIDES, anticonvulsivantes como fenitoína, antidepressivos, os antipsicóticos, como olanzapina e lítio, drogas antituberculose como INH, tioureia, tiouracil, dissulfiram, corticotropina, antifúngicos como nistatina e inibidores do receptor do fator de crescimento epidérmico, dentre outras.

A acne esteróide se apresenta como papulopústulas monomórficas, localizadas principalmente no TRONCO e EXTREMIDADES, com menor envolvimento da face.

Caracteristicamente, as lesões aparecem APÓS a administração de CORTICOSTEROIDES SISTÊMICOS.

Os CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS também podem causar erupção acneiforme sobre a pele sob a qual a preparação tópica é aplicada ou em torno do nariz ou da boca, no caso de esteróides inalados, embora bem mais rara a ocorrência com esses.


Tratamento

O tratamento das erupções acneiformes depende da causa. Na maioria dos casos, se a causa for um medicamento, a exposição deve ser interrompida, se possível.

A maioria dos pacientes se recupera em poucas semanas.

Para quaisquer lesões residuais, os tratamentos que têm sido usados ​​para tratar erupções acneiformes incluem LASER, antibióticos tópicos ou orais.

É muito importante a avaliação de um médico Dermatologista para a instituição do tratamento e acompanhamento.


Footer With Address And Phones